Como Funciona

  • Qual é o objetivo do sistema?

  • Antes de entrar a fundo sobre o funcionamento do sistema, é preciso entender qual é seu objetivo principal e como ele pode te ajudar em seu negócio. A SmartStore é uma plataforma de tecnologia pertencente ao grupo L.A. Tecnologias, uma empresa 100% brasileira, que surgiu com a ideia de transformar a forma do seu e-commerce se comunicar com seus clientes. Como?

    A ideia é simples, sempre que ocorrer um evento comercial em sua loja como o lançamento de novos produtos, descontos promocionais, frete grátis, entre outros, nosso sistema enviará automaticamente um e-mail marketing para todos os clientes cadastrados em seu site, apontando a ocorrência desses eventos e os produtos atrelados a essas alterações. Dessa forma, toda atualização promovida em sua loja, que antes você só poderia informar manualmente aos seus clientes, via publicação nas redes sociais ou anúncios, agora poderá se realizar de forma totalmente automática e diária. E mais, sempre antecipando as informações mais relevantes do seu e-commerce aos seus clientes, sem que eles sequer precisem entrar em seu site. Os e-mails estarão linkados com sua loja, para que assim, sempre que seu cliente clicar em algum produto, ele seja redirecionado automaticamente para a página de venda do produto escolhido.

    Além de eventos como novos produtos, redução de preço e frete grátis, nosso sistema está configurado para rastrear mais dois eventos para disparo dos e-mails. Continue lendo para conhecer todos os recursos e descubra como conseguir através dessa ferramenta poderosa e inovadora, potencializar ainda mais as vendas do seu site. Lembramos também que a configuração do sistema é extremamente fácil e rápida. Uma vez configurado, é só sentar e relaxar, que o resto a gente faz. 😊

  • Quais são os eventos?

  • A depender do seu plano, os eventos disponíveis para rastreamento dos envios podem variar, porém são cinco eventos no total, que estão contemplados no sistema. Vamos a seguir, abordar cada um deles:

    1. Lançamento de novos produtos/variações: todo e qualquer novo produto ou variação cadastrado em sua loja. A diferença entre um novo produto e uma nova variação é que um novo produto se refere ao lançamento de um produto que não possui cadastro em sua loja, enquanto que uma nova variação se refere ao lançamento de uma nova variação, mas que pode pertencer à um produto que já estava cadastrado. Nosso sistema considera os dois casos. O lançamento de uma nova cor ou tamanho de uma camiseta que já possui cadastro em uma loja de roupas são exemplos de uma nova variação;

    2. Frete Grátis: todo produto/variação que não possuía frete grátis e passou a receber frete grátis;

    3. Redução de Preço: toda e qualquer alteração para baixo no preço corrente de um produto/variação;

    4. Reposição de Estoque: todo e qualquer produto/variação que estava com seu estoque zerado e teve seu estoque reposto em qualquer quantidade;

    5. Estoque Baixo: todo e qualquer produto/variação que possuía seu estoque acima de 3 unidades e passou a ficar com a quantidade de estoque igual ou menor que 3 unidades.

    Lembramos que produtos sem fotos, sem preço definido, sem estoque ou que estiverem ocultados dentro da loja não serão considerados para o envio dos e-mails.

  • Como ocorre o monitoramento dos eventos e disparo dos e-mails?

  • A detecção dos eventos ocorre através de uma comparação sobre a base de produtos da sua loja entre os dias da semana que você escolher para o sistema enviar os e-mails. Suponha que os envios estejam configurados para ocorrer apenas na segunda e sexta-feira. Quando chegar no horário de disparo da sexta-feira por exemplo, nosso sistema realizará uma comparação entre a base de produtos da sua loja desse horário contra o último dia da semana ativo de envio dos e-mails, nesse caso, a segunda-feira. Caso seja identificado algum evento, os e-mails são enviados, e a base de produtos da sua loja é atualizada, repetindo esse ciclo indefinidamente.

    Portanto, o envio dos e-mails não ocorre instantaneamente assim que é feita alguma alteração no site, mas sim uma vez por dia em um horário definido por você, em que somente naquele horário são enviados os e-mails caso haja alguma alteração entre os dias ativos de envio. Através desse método, os eventos também podem acumular mudanças que ocorreram, mesmo em dias inativos para envio dos e-mails.

    Segue mais um exemplo: imagine que você configurou o disparo dos e-mails para ocorrer em apenas um dia na semana, nesse caso, no domingo. Agora, suponha que você abaixou o preço de um produto na terça-feira e lançou um novo produto na quarta-feira. Quando chegar no próximo domingo, caso essas mudanças tenham se mantido, esses eventos serão disparados normalmente. Em caso contrário, isto é, se o preço do produto reduzido na terça-feira tenha voltado ao preço original no sábado ou o novo produto lançado na quarta-feira tenha sido retirado do catálogo na quinta-feira por exemplo, no domingo esses eventos não serão disparados.

    Dessa forma, a identificação dos eventos não leva em conta o dia exato em que o evento ocorreu, mas sim se a mudança foi detectada ao comparar a base de produtos da loja entre os dias ativos de envio.

    O horário programado para disparo dos e-mails pode ser alterado depois de já ter sido definido. A única regra é que novas alterações não podem ocorrer em um horário do dia posterior ao horário que estiver definido no sistema. Lembramos que para cada evento é mandado um e-mail diferente, isto é, os eventos não são agrupados em um único e-mail, mas sim separados. Ressaltamos também que o horário de disparo sempre será baseado no fuso horário de brasília, independente da região do Brasil onde está localizada sua loja.

  • Meus clientes podem escolher sobre quais produtos eles querem receber os e-mails?

  • Não. A ideia do sistema não é enviar os e-mails através de produtos específicos selecionados pelos clientes, mas sim única e exclusivamente pelos eventos, aumentando assim a abrangência de envios da sua loja, pois o sistema não depende da interação do seu cliente de ter que entrar em seu site e “ativar” essa funcionalidade para funcionar. Dessa forma, todos os produtos cadastrados em seu site podem ser enviados caso eles tenham sido afetados por algum evento no dia.

  • Existe um limite da quantidade de produtos que podem ser enviados nos e-mails?

  • Sim, o limite é de até 20 produtos por e-mail.

  • Para quem os e-mails serão enviados? É possível filtrar os clientes que vão receber os e-mails?

  • Os e-mails serão enviados apenas para os clientes que estiverem cadastrados em seu site dentro da sua plataforma de e-commerce, sendo possível filtrá-los de forma personalizada. Em todos os planos, na página de configurações dos clientes, é possível excluir clientes que nunca compraram em seu site e também quem comprou recentemente. Além das exclusões, você também pode, ao invés de selecionar a sua base inteira de clientes, escolher uma quantidade específica, ordenando através de filtros de ordem de tempo de cadastro ou pelo valor gasto pelos seus clientes dentro do seu site. Você escolhe. 😊

  • É possível escolher em qual ordem os produtos vão aparecer nos e-mails?

  • Sim, em todos os planos, é possível pré determinar para cada tipo de evento, a ordem em que os produtos vão aparecer nos emails. É possível ordenar pelos produtos mais caros para os mais baratos, pela quantidade em estoque ou até mesmo pelo valor de redução no preço, no caso do evento de redução de preço dos produtos.

  • É possível customizar o layout dos e-mails?

  • Sim, em todos os planos, na pagina de configuração dos emails, para cada evento é possível modificar o assunto/chamada dos e-mails, além de alterar cores, adicionar as redes sociais da loja, entre outros detalhes que podem ser incluídos no corpo dos e-mails.

  • Como funcionam os planos?

  • Nós possuímos duas modalidades de plano, o Standard e o Premium. A diferença entre eles é que, no Standard, você deve escolher até três eventos para envio dos e-mails e a cota limite de envios mensal é de 400 envios sem possibilidade de aumento, enquanto que no plano Premium, todos os eventos estão liberados e a cota limite inicial é de 2.000 envios mensais, com a possibilidade de aumento.

    Como se pode perceber, independente do plano escolhido, sempre vai existir uma cota limite de envios mensal. O número de envios adequado para sua loja deve ser projetado por você com base na quantidade prevista de eventos da sua loja no mês e o tamanho da sua base de clientes. Vamos supor que você possua 200 clientes cadastrados em sua loja, e todo dia ocorra pelo menos um evento em sua loja. Em um mês de 30 dias, com toda a sua base de clientes configurada para recebimento dos e-mails e o sistema configurado para disparar os e-mails todos os dias, o número total de envios realizado será de 200 clientes x 30 dias = 6.000 envios mensais. Nesse caso, o plano ideal para te atender seria o Premium, com a cota limite de 6.000 envios no valor de R$ 89,90 mensais. Se a ocorrência dos eventos cair de 30 para 15 dias por exemplo, essa quantidade já cai pela metade. Lembramos que além de poder controlar a quantidade de clientes para envios dos e-mails através dos filtros, é possível pausar um determinado evento, caso seja necessário.

  • Qual o período da assinatura?

  • Todas as assinaturas são de 30 dias a contar da data de contratação do plano, com renovação automática. Portanto, não importa o dia em que você contratar o plano no mês, a contabilização dos envios e a cobrança da mensalidade, se iniciam na data em que você assinou o plano e duram até 30 dias depois contando com a data da assinatura. No dia seguinte após os 30 dias, ocorre a renovação do plano vigente, e se inicia novamente o mesmo ciclo.

  • O que acontece se eu atingir a cota limite de envios do meu plano?

  • Quando a cota limite for atingida, os envios serão bloqueados até a renovação do período vigente do plano. Caso desejado, você pode assinar um novo plano ou contratar uma quantidade de limite de envios maior do que a atual. Nesses casos, os envios serão repostos assim que a nova assinatura for efetivada.

  • O que acontece se eu não utilizar todos os envios?

  • Os envios que sobrarem não se acumulam de um período para o outro, ou seja, se você possui um plano mensal de 12.000 envios mas utilizou somente 10.000, os 2.000 restantes não se acumularão para o próximo período.

  • Existe taxa de cancelamento da assinatura?

  • Não, você pode cancelar gratuitamente quando desejar. Lembramos também que em caso de falta de pagamento nas renovações, a assinatura será cancelada automaticamente após sete dias de inadimplência.

  • Como eu cancelo minha assinatura?

  • Para cancelar sua assinatura, acesse a pagina Assinatura, clique no botão "Cancelar Plano", informe o motivo do cancelameto e finalize o processo. Lembramos também que ao desinstalar o aplicativo pela sua plataforma de e-commerce, sua assinatura será cancelada automaticamente após 48 horas. No caso de desinstalação, apesar do cancelamento ser automático, nós recomendamos fortemente que além da desinstalação, você também cancele diretamente sua assinatura pelo nosso site. Dessa forma, fica 100% garantido que a assinatura será cancelada corretamente.